Pesquisas

"As formas geométricas como condicionantes compositivas na arquitetura moderna e contemporânea."


O objeto arquitetônico é, por natureza, complexo. Pela forma como se apresenta, pela relação com o entorno natural ou edificado, causando uma transformação no lugar, pela maneira como se estrutura ou pela diversidade de materiais que nele são utilizados podemos identificar esta complexidade.

Na análise da organização espacial temos de considerar os formatos mais diversos possíveis na abordagem teórica a ser realizada devido à variedade de elementos que devem ser observados, com isso, verificamos uma gama significativa de estudos na teoria da arquitetura de modo a apontar possibilidades analíticas com enfoques variados que servem na valoração do objeto estudado.


Neste contexto, consideramos como significativo o aspecto geométrico que constitui cada um destes objetos. E que em muitos casos, se não todos, é relevante sua consideração no estudo relativo ao princípio criativo do Arquiteto que os concebeu.


Para que se possa estabelecer uma relação dos conceitos geométricos com obras arquitetônicas é fundamental que se considere:


- O significado do desenho geométrico na definição de um repertório de valor histórico da          Arquitetura;


- Arquitetos que identificam o aspecto geométrico como relevante na sua produção;

            - Exemplos que demonstrem as relações geométricas mais características adotadas pela Arquitetura. 

Texto do Prof. Flavio Escobar Nogueira da Gama, FAUPUCRS

Este texto faz parte da introdução de uma pesquisa feita para a disciplina de Pensamento Arquitetônico Contemporâneo, onde o foco principal era discorrer sobre uma linha projetual adotada na era Moderna/Contemporânea da Arquitetura. Com isso, uma pesquisa escrita e dois banners foram produzidos, abordando os aspectos que notabilizam a presença da geometria como condicionante natural nas produções do século XX e XXI.

Painel 1 - Linha do tempo e sua relação com a Geometria

Painel 2 - Estudos de caso (Le Corbusier, Richard Meier e Peter Eisenman